Selo Social certifica 65 organizações do Distrito Federal na quarta-feira
Publicado por Patrícia Tatto
27 de fevereiro de 2024
Modificado em 9 de outubro de 2024
Compartilhar:
Cerimônia irá reconhecer projetos de impacto social de empresas, órgãos púbicos e entidades do terceiro setor.
O Distrito Federal irá reconhecer por mais um ano o trabalho de 65 empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor que serão certificadas pelo Programa Selo Social. A iniciativa, gratuita, reconhece ações de impacto social de organizações dos três setores da sociedade, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas – ONU. A cerimônia de certificação será realizada na quarta-feira, 28, às 14h30, no auditório da Escola Salesiana Brasília.
O programa é realizado com patrocínio nacional da Rede Salesiana Brasil. Ao todo, serão certificados 194 projetos, que somaram 626 impactos sociais e 193.510 atendimentos à população. A novidade deste ciclo é que, além das iniciativas que cada organização já desenvolve individualmente, os participantes se uniram e criaram projetos coletivos em prol da comunidade.
Ao todo, foram realizados seis projetos coletivos sobre diferentes temas. O projeto educacional “FortaleSER” ofertou aulas e oficinas nos eixos de direitos humanos, educação para a cidadania e cultura de paz. A iniciativa “DiverCidade” criou um catálogo on-line mostrando a multiplicidade de opções de cultura, lazer, esporte e iniciativas sociais no Distrito Federal. O projeto “Multiplica” promoveu oficinas sobre cultivo, plantio e colheita, resultando na criação de uma horta no Instituto Pipoquinha, que atende crianças, idosos e famílias vulneráveis.
Já a iniciativa “Mais de Nós” promoveu diversas atividades gratuitas de estímulo à atividade física, saúde emocional e atividades recreativas. Outro projeto que nasceu neste ciclo é o “Empodera” que fez intervenções para estimular o empoderamento feminino em mulheres que vivem em condições de vulnerabilidade social. O sexto projeto é o “Ponte Social”, que criou uma cartilha com informações sobre captações de recursos para instituições.
O programa é realizado também com patrocínio do Instituto Sabin, Absolutus Seguros, Rede La Salle e parceria estratégica do Instituto BRB.
O Selo Social:
O Instituto Selo Social promove um programa de desenvolvimento local, com o mesmo nome, que mobiliza e integra empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil; treina e qualifica lideranças dos três setores para o desenvolvimento de projetos alinhados aos ODS; reconhece e valoriza os resultados obtidos por meio de impactos sociais realizados e promove e divulga organizações que demonstram compromisso social local. Na sua trajetória já reconheceu mais de 12.000 impactos sociais em quatro estados brasileiros e no Distrito Federal - DF. Desde 2023 integra a Comissão Nacional Para os ODS – CNODS, do Governo Federal.
Serviço:
O quê: Certificação do Programa Selo Social Distrito Federal
Quando: 28/02/24 (quarta-feira).
Horário: 14h30.
Local: Escola Salesiana Brasília. ST de Habitações Individuais Geminadas Sul, 702, BL A – Brasília – DF.