Projeto "Lideranças do Futuro" forma jovens do Recife para transformação social e governança da Agenda 2030
Publicado por Alan Vignoli
3 de julho de 2025
Modificado em 4 de julho de 2025
Compartilhar:
Iniciativa do Instituto Selo Social, com financiamento da União Europeia, oferece formações gratuitas em Advocacy, ODS e liderança comunitária a jovens da Vila Arraes.
Recife (PE) – Foi oficialmente iniciada a primeira edição do projeto “Lideranças do Futuro: o protagonismo jovem na transformação da cidade”, uma iniciativa do Instituto Selo Social, com financiamento da União Europeia, que oferece formações gratuitas para jovens do entorno de Vila Arraes, em Recife (PE). O programa tem como pilares os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, advocacy social e liderança comunitária.
As primeiras atividades já começaram com alunos do Instituto Santa Maria Mazzarello e seguem com encontros formativos liderados por uma equipe de especialistas. O objetivo é preparar até 30 jovens para identificar problemas reais da comunidade, desenvolver soluções concretas e até propor projetos de lei na Câmara Municipal, em uma verdadeira jornada de transformação territorial.
Durante o percurso, os participantes mergulham em temas como: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial, proposto pelo Brasil; Técnicas de liderança, mobilização e comunicação comunitária; Estratégias de advocacy para influenciar políticas públicas; Simulações práticas e mentorias com profissionais de referência no setor social.
A diretora executiva do Instituto Selo Social, Carina Giunco, celebrou o engajamento dos participantes e destacou a escolha estratégica dos Objetivos que irão orientar as próximas ações: “Os jovens do projeto definiram coletivamente que suas prioridades serão o ODS 10 – Redução das Desigualdades e o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Isso revela a consciência política e o compromisso com um futuro mais igualitário e democrático, mostrando que a juventude está pronta para liderar mudanças reais em seus territórios”, afirmou Carina.
O projeto foi um dos selecionados em edital da União Europeia, que visa fortalecer organizações da sociedade civil (OSCs) e lideranças jovens para a criação de mecanismos de governança local da Agenda 2030. A iniciativa conta ainda com parceria estratégica da Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero e da Rede Salesiana Brasil.
Ao promover o protagonismo juvenil, a iniciativa visa estimular soluções locais para desafios sociais e ambientais, fortalecendo a governança participativa e incentivando a participação cidadã desde cedo. As atividades continuam nos próximos meses e os resultados serão apresentados em uma cerimônia pública, que marcará a conclusão da primeira edição do projeto.