Eventos Mensais

Balneário CamboriúPróprio

Compartilhar:

Resumo

Como forma de expandir a oferta de serviços, a FACDD criou os Eventos Mensais dentro da própria Entidade, com a finalidade de trabalhar os aspectos e fragilidades causados pela doença degenerativa, pois a vulnerabilidade social, o rompimento de vínculos familiares, a necessidade de inclusão e demais dificuldades ocasionadas pelo diagnóstico da doença, são fatores visíveis na vida dos nossos usuários, desta forma torna-se extremamente essencial trabalhar tais aspectos com os mesmos. O projeto inicial foi aplicado a partir do ano de 2017, e devido a assiduidade dos usuários e resultados satisfatórios numa melhoria de vida dos cadastrados, a FACDD, continua ofertando o projeto neste ano de 2023. A criação de um grupo informativo e mensal, visa desde a criação de vínculo, como a superação de dificuldades, a informação, a defesa e garantia de direitos não só de seus usuários como também de sua família e comunidade voltando-se para a valorização dos aspectos saudáveis presentes nos sujeitos, nas famílias e na comunidade, subsidiando o desenvolvimento de atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, além de intervir promovendo a autonomia, a participação efetiva da comunidade.

Justificativa

Conforme a Politica Nacional de Assistência Social (2004), este tipo de atividade se caracteriza como Proteção Social Básica e suas finalidades são: • Prevenir situações de risco através do desenvolvimento de potencialidades, aquisições e benefícios. • Fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Como forma de ampliar seus serviços e atender os usuários do Município de Balneário Camboriú, facilitando o acesso e fortalecendo os vínculos através de uma rede de apoio e da convivência, surgiu então a ideia de criar um grupo informativo. O foco principal da FACDD é trabalhar os aspectos e fragilidades causados pela doença degenerativa, pois a vulnerabilidade social, o rompimento de vínculos familiares, a necessidade de inclusão e demais dificuldades ocasionadas pelo diagnóstico da doença, são fatores visíveis na vida dos nossos usuários, desta forma torna-se extremamente essencial trabalhar tais aspectos com os mesmos. A criação de um grupo informativo e mensal, visa desde a criação de vínculo, como a superação de dificuldades, a informação, a defesa e garantia de direitos não só de seus usuários como também de sua família e comunidade.

Estudo de Realidade

A FACDD é uma Entidade sem fins lucrativos, que possui em seu banco de cadastro, aproximadamente 30 família com doenças degenerativas e mais 20 famílias em situação de vulnerabilidade social. Essas famílias participam de projetos ofertados pela Entidade e/ou da aquisição de Benefícios eventuais (cesta básica). Através dos objetos de análise utilizados para assistir as famílias cadastradas na Entidade (triagem, visita domiciliar e atendimento) foi possível constatar que uma das maiores dificuldades das famílias é reconhecer o processo de defesa e garantia de direitos das pessoas com doenças degenerativas, ter acesso aos dispositivos voltados para suas demandas, ter qualidade de vida, desenvolver autonomia, autoestima, olhar não só para a pessoa com doença mas também para o cuidador, entre outros temas pertinentes a realidade desses sujeitos. A FACDD possui em seu registro de usuários, pessoas com doenças degenerativas, desde Alzheimer, ate Parkinson, Esclerose Múltipla, entre outros, que acessaram o BPC (Beneficio de Prestação Continuada) ou o Beneficio Previdenciário, indo, portanto, ao encontro da justificativa desta convenção. O projeto inicial foi aplicado a partir do ano de 2017, e devido a assiduidade dos usuários e resultados satisfatórios numa melhoria de vida dos cadastrados, a FACDD, continua ofertando o projeto neste ano de 2023. Desta forma e ressaltando a importância da socialização entre os usuários.

Impacto Sociais

Externo

Texto do impacto social

Por via de palestras e rodas de conversa é possível viabilizar e informar sobre o acesso aos direitos de cada um, os usuários partilham relatos que enfrentam diariamente dificuldades de acesso e rompimento de seus direitos, foi perceptível a necessidade de abarcar os temas que visam prover a qualidade de vida na condição de fragilidade do individuo. Através das palestras e dos temas abordados da socialização entre os cadastrados percebemos que essas pessoas conseguiram acessar seus direitos e fortalecer vínculos sociais e comunitários.

Ods atingidas pelo impacto

imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
Interno

Texto do impacto social

A busca pelo acesso a informações sócio educacional no intuito de expandir aos usuários o conhecimento a conscientização de aspectos sociais pelos voluntários e colaboradores em conformidade com o contexto social das famílias, as atividades ofertadas na instituição visam fortalecer a articulação da instituição com a rede de apoio que contemple a melhoria de ambos aspectos de vida do individuo.

Ods atingidas pelo impacto

imagem da ods undefined
imagem da ods undefined
imagem da ods undefined

Objetivo Geral

Promover a socialização entre os usuários da FACDD, debater temas, criar vínculo com as famílias, instruir, orientar e proporcionar um dia especial para os mesmos.

Objetivos Especificos

Objetivo

Criar instrumentos de diálogo e participação entre os usuários da FACDD através do Grupo Informativo.

Ações
Grupo de Convivência - até 30 usuários, mensais, totalizando 90 minutos (de 03/2019 a 03/2020) Para trabalhar os temas será aplicado Dinâmicas, Palestra com profissionais das áreas específicas, Filmes, rodas de conversa, etc - modalidades: •Vínculos, vida familiar e comunitária - Temas trabalhados: Vínculos, redes de apoio, convivência familiar e comunitária. •Doença degenerativa, dificuldades e experiências - O que mudou na vida dos sujeitos, depois que se depararam com o diagnóstico, como lidam com a doença. Temas trabalhados: Empatia, experiências, limitações e qualidades. •Quem cuida do cuidador? – Como reparar alguns aspectos. Temas trabalhados: Saúde mental, limites e cansaços, auto percepção e percepção do outro, autoestima e amor próprio. •Cidadania e direitos Socioassistenciais – Compreender qual a visão dos usuários, a respeito da cidadania, leis e os dispositivos da comunidade. Temas trabalhados: Participação popular, direitos da assistência social, educação, saúde, Direito do Idoso, direito da Criança e Adolescente, da mulher, defesa e garantia de direitos.
Realizada
Objetivo

Compreender qual a visão dos usuários, a respeito da cidadania, leis e os dispositivos da comunidade, através de grupos, rodas de conversa, palestras e atendimentos individuais. Possibilitando assim a garantia e efetivação dos direitos socioassistenciais.

Ações
Continuamos com o calendário dos eventos mensais anos 2022/2023 como forma de possibilitar aos cadastrados a busca pela cidadania e direitos Socioassistenciais .Temas trabalhados: Participação popular, direitos da assistência social, educação, saúde, Direito do Idoso, direito da Criança e Adolescente, da mulher, defesa e garantia de direitos.•Vínculos, vida familiar e comunitária
Realizada
Estratégias utilizadas•Dinâmicas de grupos para quebrar o gelo e criar vínculo.•Compartilhamento de experiências dos usuários e dos profissionais da área da assistência social que ocorrerá através dos debates. •Palestras visando o esclarecimento de dúvidas. •Aconselhamentos sobre as dificuldades encontradas no seu cotidiano.•Auxílio para encaminhamentos e agendamento de cadastros, defesa e garantia de direitos, entre outros.
Realizada
Voltando-se para a valorização dos aspectos saudáveis presentes nos sujeitos, nas famílias e na comunidade, subsidiando o desenvolvimento de atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, além de intervir promovendo a autonomia, a participação efetiva da comunidade.
Não realizada

Beneficiados

Não foi encontrado nenhum beneficiado para essa iniciativa

Numero de Beneficiados

Não foi encontrado números de beneficiados para essa iniciativa