Palmas Participa! Plano de Bairro do Jardim Aureny IV
Compartilhar:
Descrição
Com o desenvolvimento do Projeto Palmas Participa pretende-se fortalecer o espaço de diálogo interdisciplinar e multidisciplinar, já existente, que é composto por atores e agentes específicos em discutir a cidade, não renunciando à intervenção direta da população em geral, entidades, instituições, movimentos sociais, especialistas e professores. Neste sentido criamos um “fórum permanente” sobre a cidade de Palmas-TO, tendo este modelo sido instituído desde 2015, em 2024 promovemos a construção de uma Agenda Popular pelo Direito à Cidade e em 2025 iniciamos a elaboração do Plano de Bairro do Jardim Aureny IV. Estas iniciativas possibilitaram qualificar a instigar a reflexão crítica sobre as múltiplas facetas da cidade e dos seus habitantes. Pretende-se então, com várias ações programadas, discutir a aplicação da gestão democrática da cidade pelo Poder Público, orientando-se pelo Plano Diretor Participativo do Município, isto a partir das discussões voltadas para construir alternativas coletivas e comunitárias, que estabeleçam novos critérios na direção da concretização da inclusão cidadã, seguindo mecanismos de concertação orientada ao conceito de Planos de Bairro, integrando também, o debate ao orçamento público e aos Direitos Humanos, parametrizando esses elementos conjunturais das orientações da Conferencia da Cidade.
Objetivos
Promover a alfabetização urbanística e construir coletivamente o Plano de Bairro
Atividade:
Promoção de reuniões comunitárias com a finalidade de qualificar os moradores para os debates sobre as questões urbanas locais.
Resultados:
Entregar 1 Plano de Bairro (documento técnico), contendo 10 prioridades locais (escolhidas pelos moradores em plenária). Considerado um documento que irá fortalecer os debates urbanos locais.
Ods e Meta:
Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, aprimorar as capacidades para o planejamento, para o controle social e para a gestão participativa, integrada e sustentável dos assentamentos humanos, em todas as unidades da federação.
Formentar a educação urbanística com apoio da expertise dos parceiros do projeto
Atividade:
Produzir vídeos e notícias no Blogger das reuniões técnicas e comunitárias sobre a organização e a condução durante a construção do Plano do Bairro, com a participação de experts indicados pelos parceiros apoiadores, que acompanham o trabalho.
Resultados:
Serão produzidos 15 vídeos temáticos (1 documentário) e 10 notícias, registrando e detalhando toda a experiência de construção do Plano do Bairro.
Ods e Meta:
Incentivar e promover parcerias eficazes nos âmbitos públicos, público-privados, privados e da sociedade civil, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.
Sistematizar e promover a integração entre a produção de conhecimento científico, na perspetiva do respeito ao saber popular
Atividade:
Produzir material didático em caderno e vídeos, articulando o conhecimento científico e saberes populares, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, articulados para a construção de Plano de Bairro.
Resultados:
Disponibilizar nas mídias eletrônicas 10 vídeos instrutivos e 1 caderno eletrônico contendo material instrutivo sobre desenvolvimento sustentável na perspectiva da eleboração de Plano de Bairro.
Ods e Meta:
Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Observações Gerais
Com a iniciativa será possível retomar o debate sobre a cidade na perspectiva do empoderamento popular
Dados de execução
Público Beneficiado:
Criancas
Adolescentes
Adultos
Idosos
Grupo de pessoas beneficiadas:
Outros
Impacto Social:
ExternoFicou claro a visibilidade conquistada pela comunidade, a elevação da autoestima e a certeza de que com o documento entregue (Plano de Bairro), após a mobilização e todas as reuniões realizadas, as demandas locais serão atendidas pelo poder público.
Atendimentos:
20 Crianças
40 Adolescentes
150 Adultos
30 Idosos
Parceiros:
Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU
Associação dos Moradores do Bairro Novo Horizonte
Rede Nacional Planos de Bairro
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR/UFT
Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades - NEUCIDADES
