Preservação do Patrimônio Público através da Recuperação e Reaproveitamento de Bens Móveis.

São Pedro
Universidade Federal de Juiz de Fora.
Acao
01/12/2024 - 31/12/2025

Compartilhar:

Descrição

A Diretoria de Sustentabilidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem como objetivo promover uma cultura de crescimento sustentável, integrando o uso racional de recursos financeiros, materiais e humanos à preservação do patrimônio público. Desde 2016, a Diretoria realiza a manutenção e recuperação de bens móveis, como cadeiras de escritório, carteiras escolares, mesas, estantes e persianas, utilizando peças de móveis inservíveis e adquiridas pela UFJF, garantindo a reutilização e prolongamento da vida útil dos itens. O trabalho é executado por funcionários terceirizados capacitados na prática e inclui conserto mecânico, estofamento e ajustes, seguindo um fluxo que vai da solicitação pelas unidades, avaliação e recuperação dos móveis, até a devolução ou reaproveitamento de peças de itens irrecuperáveis. Em 2024, foram recuperados mais de 300 bens móveis, reforçando a eficiência da ação. A prática contribui para a preservação e otimização do patrimônio público, redução de resíduos sólidos, promoção da economia circular, sensibilização da comunidade acadêmica, além de servir como modelo replicável em outros órgãos públicos, alinhando-se à política institucional de sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Objetivos

Objetivo:

Preservar o patrimônio público da UFJF por meio da manutenção, recuperação e reaproveitamento de bens móveis.

Atividade:

Divulgar a iniciativa internamente, capacitar servidores terceirizados para execução do trabalho e sensibilizar unidades acadêmicas sobre o reaproveitamento de móveis e preservação do patrimônio.

Resultados:

200 requisições de recuperação de bens por ano e sensibilização de 50 gestores/chefes de unidade anualmente.

Ods e Meta:

Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, melhorando os índices de qualidade do ar e a gestão de resíduos sólidos; e garantir que todas as cidades com acima de 500 mil habitantes tenham implementado sistemas de monitoramento de qualidade do ar e planos de gerenciamento de resíduos sólidos.

Cidades e comunidades sustentáveis
Atividade:

Realizar a manutenção e recuperação de cadeiras, carteiras, mesas, estantes e persianas, utilizando peças de móveis inservíveis ou adquiridas pela UFJF; organizar fluxo de recolhimento, avaliação, conserto e devolução dos bens às unidades.

Resultados:

Recuperação de 300 bens móveis por ano e o reaproveitamento de 100 peças de itens inservíveis.

Ods e Meta:

Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da Economia Circular e suas ações de prevenção, redução, reciclagem e reúso de resíduos.

Consumo e produção responsáveis

Observações Gerais

A iniciativa contribui para a preservação do patrimônio público, promove economia de recursos, reduz resíduos e fortalece a cultura de sustentabilidade e reaproveitamento na UFJF.

Dados de execução

Público Beneficiado:

MeioAmbiente

Sistema beneficiado:

Mares

Rios

Florestas

Impacto Social:
Interno

A iniciativa melhorou as condições de trabalho nas unidades, ampliou a vida útil dos móveis, reduziu resíduos e despesas públicas e fortaleceu a cultura de cuidado e uso sustentável do patrimônio da UFJF.