Plogging Caçador
Compartilhar:
Descrição
Acadêmicos da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, localizada no município de Caçador - Santa Catarina, estão desenvolvendo em 2024 o projeto Plogging Caçador. O plogging é um movimento global recente que se originou na Suécia. Aproveita o running e outros esportes ao ar livre para recolher os resíduos que sujam as cidades e espaços naturais. Organizados em grupos, os acadêmicos passam por locais pré-determinados, fazendo caminhadas combinadas com a coleta do lixo disperso. O material coletado é recolhido pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, parceiros do projeto. E ao final, todo o material recolhido é direcionado à Cooperativa de Reciclagem. O projeto acontece nos finais de semana em Caçador e em cidades da região. A atividade conta com a participação de mais de 80 acadêmicos. É uma ação que contribui para a sensibilização da população sobre a correta destinação dos resíduos e da importância de preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que envolve os estudantes na sua realização. Isso fortalece o processo ensino aprendizagem e a atitude como cidadão. ODS 4 e ODS 15.
Objetivos
Sensibilização da população sobre a correta destinação dos resíduos e da importância de preservar o meio ambiente.
Atividade:
Envolvimento de acadêmicos em uma ação simples, mas muito eficaz, com a coleta e destinação correta do lixo, aliada a caminhadas.
Resultados:
Reforçar a mensagem da conscientização ambiental e a destinação correta do lixo nas cidades.
Ods e Meta:
Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Impacto Social:
InternoOs acadêmicos participantes estão cada vez mais motivados com o projeto, levando a iniciativa para dentro de suas casas e envolvendo as suas comunidades. Mais conscientização sobre a importância da destinação correta do lixo
Dados de execução
Público Beneficiado:
Adultos
MeioAmbiente
Grupo de pessoas beneficiadas:
LGBTQIA
Mulheres
Migrantes
Negros
Outros
Sistema beneficiado:
Florestas
Atendimentos:
80 Adultos
