NUPATI: Ações Pedagógicas do Projeto UNATISE e a Valorização da Pessoa Idosa

Rosa Elze
Universidade Federal de Sergipe
Projeto
30/09/2023 - 28/11/2024

Compartilhar:

Descrição

Trata-se do projeto “Universidade Aberta à Terceira Idade” – UNATI/UFS criado em 2002 pela Portaria nº 902 da Universidade Federal de Sergipe(UFS). Funciona dentro do Núcleo de Pesquisa e Ações da Terceira Idade (NUPATI/UFS) – órgão da UFS voltado ao atendimento de pessoas com 60+ anos e a comunidade acadêmica (graduação e pós-graduação) na relação intergeracional com ações de ensino, pesquisa e extensão. A ação considera estudos que retratam o processo de envelhecimento humano e apontam para um processo acelerado deste envelhecimento. No Brasil, o fenômeno do envelhecimento humano registra 32 milhões de pessoas com 60+ anos o que representa 56% desta população a mais do que em 2010. Indicadores da pirâmide etária brasileira apontam para um maior número de pessoas idosas do que crianças até 14 anos de idade como uma tendência que se mantém progressivamente no século XXI (IBGE, 2022). Respostas a estas demandas insere os ODS 4 - Educação de qualidade que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O projeto insere pessoas idosas em disciplinas regulares dos diferentes cursos de graduação da UFS e, de forma complementar em atividades didático-culturais de pesquisa e extensão. A intenção é a continuidade da pessoa idosa em atividades de socialização e convivência intergeracional em espaços organizados para convivência inclusiva por meio da educação escolar.

Objetivos

Objetivo:

Garantir a inclusão social da pessoa idosa por meio da matrícula de alunos com 60 anos ou mais em disciplinas da graduação e em atividades de convivência social no meio acadêmico universitário.

Atividade:

Matricula de alunos em disciplinas ociosas dos cursos de graduação da UFS - Campos São Cristóvão/SE; Organização de grupos de convivência e socialização no espaço acadêmico.

Educação de qualidade
Impacto Social:
Interno

Semestralmente é feita consulta aos departamentos dos cursos de graduação que disponibilizam vagas em disciplinas para os alunos idosos. Edital é aberto para a comunidade sem necessidade de inscrição no ENEM. A ideia é convivência e sociabilidade. Visibilidade da pessoa idosa, convivência intergeracional, participação ativa em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Mudança de hábitos, reconhecimento do envelhecimento ativo, qualidade de vida e memória.

Observações Gerais

O projeto pretende responder aos ODS 4 - Educação de qualidade que assegure a educação inclusiva de forma a promover oportunidade de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Dados de execução

Público Beneficiado:

Idosos

Adultos

MeioAmbiente

OutrasOrganizacoes

Grupo de pessoas beneficiadas:

Outros

Mulheres

Sistema beneficiado:

Mares

Rios

Florestas

Atendimentos:

50 Adultos

100 Idosos

Organizações Beneficiadas:

Núcleo de Pesquisa e Ações da Terceira Idade - NUPATI/UFS